Borracha Natural
Conheça mais sobre Borracha Natural, uma das matérias primas utilizada nos produtos Fatruwal.
Descrição: A Borracha Natural é derivada da seiva (látex) de plantas da espécie. “HEVEA” (seringueiras), melhorada com polimerização do enxofre e, por fim, submetida a vulcanização. Usualmente e mais conhecida por Poli-Isopreno.
A borracha é um polímero natural que é obtido da seiva de vários vegetais, sendo que as árvores da seringueira (Hevea brasiliensis) são as principais. Cada árvore dessa produz cerca de 30 gramas de látex todos os dias, que é um líquido branco de aspecto leitoso que pode ser extraído do caule por meio de uma incisão ou ranhuras.
O látex que escorre é então coletado em pequenas tigelas como mostra a figura inicial.
A borracha é um polímero de adição formado pelos monômeros do metilbut-1,3-dieno, mais conhecido como isopreno. Com a autopolimerização por adição 1,4 de alcadienos conjugados, forma-se o poli-isopreno, que é a borracha:
Características: Baixa deformação permanente por compressão (resiliência), boa resistência atração, boa absorção a choques, resistência ao rasgamento e excelente adesão aos metais. Foi muito usada na indústria até 1930, quando cedeu a invenção dos elastômeros sintéticos. Hoje é muito usada pela indústria alimentícia e de bebidas. Apresenta boa resistência a ácidos orgânicos, álcoois e fluidos de freios automotivos.
A borracha natural comercial tem uma pequena quantidade, 4 a 9%, de outros constituintes. Destes, os mais importantes são os antioxidantes naturais e activadores de vulcanização representados pelas proteínas e ácidos gordos. Na tabela I indica-se a composição típica da borracha natural, NR.
Limitações: Fraca resistência aos derivados de petróleo, luz solar e ozônio.
PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DA BORRACHA NATURAL
Os vulcanizados de borracha natural possuem propriedades com valores muito interessantes do ponto de vista tecnológico, especialmente boa resistência à tracção combinada com uma boa elasticidade, boa resistência ao calor até 80-90 °C, boa flexibilidade a baixas temperaturas até cerca de -55 °C e excelentes propriedades dinâmicas exibidas durante solicitações cíclicas. Apresenta alta permeabilidade ao gás, resistência limitada ao envelhecimento e ao ozono. Não é resistente a agentes oxidantes como por exemplo o ácido nítrico, a óleos minerais e a hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos. No entanto, devido à grande proliferação, melhoramento, inovação e especialização das borrachas sintéticas, a borracha natural tem vindo a ser gradualmente substituída, especialmente em peças técnicas com necessidade de resistência ao calor, ao envelhecimento e ao aumento de volume em contacto com líquidos. Não obstante, ainda satisfaz cerca de um terço da necessidade mundial de borracha, graças à indústria de pneus.
A borracha natural é bastante usada para a fabricação de apoios de borracha, sendo as principais razões para este êxito as seguintes:
– Excelente resistência à fadiga e à propagação de fendas;
– Elevada resiliência;
– Reduzida histerese;
– Aderência eficaz aos metais.
#BORRACHANATURAL #FATRUWAL #PRODUTOSFATRUWAL